Rua General Eldes de Souza Guedes 63
Vila Sônia - Morumbi, São Paulo
WhatsApp/Cel: (11) 98546-6900

passianotto@gmail.com

© 2018 SUPERNOVA DIGITAL por VÂNIA CAPARROZ para LUCIANO PASSIANOTO | Psicoterapeura

​4 passos para resolver os problemas do dia a dia sem perder o bom humor

3/29/2017

Enfrentar pequenos ou grandes problemas ao longo do dia é uma realidade na vida de todas as pessoas. Segundo Rose Macedo, terapeuta familiar e professora da PUC-SP, apesar de estressante, resolver essas situações cotidianas tem uma função muito positiva para o desenvolvimento pessoal.

Especialistas listam quatro passos para encarar os problemas sem que isso estrague o dia: 

Atitude

Segundo o psicólogo Luciano Passianotto, o primeiro passo para resolver os problemas sem estragar o dia é ter atitude e não se lamentar. “Algumas pessoas acham que não se mover diante do problema faz com que ele incomode pouco, o que contribui para que eles se tornem maiores do que realmente precisariam ser”, explica ele. A dica do especialista é focar na solução e não no problema em si.

Otimismo

Ser realista é importante na hora de resolver problemas. Contudo, também é preciso ficar otimista em relação à situação. “Se compreendemos que um problema não é mais do que uma situação que pode ser ouvida, que para tudo tem uma solução, não vamos sofrer”, afirma Rose. Ainda de acordo com a terapeuta, focar na solução do problema ajuda a pessoa a pensar em alternativas de maneira positiva.

Análise

Para evitar tensões desnecessárias ao longo do dia, a dica do psicólogo é separar os problemas importantes e urgentes dos demais e colocar a resolução deles como prioridade. “É importante pesar também se a solução do meu problema não vai gerar problemas para outros”, pondera Luciano.

Planejamento

Segundo a terapeuta Rose, definir os problemas com clareza, traçar um plano para solucioná-los, executá-lo e analisar suas consequências é essencial para evitar que outros surjam e se acumulem. A especialista explica que isso evita que a pessoa chegue ao final do dia preocupada ou mal humorada.

 

Veja o artigo original publicado aqui

Please reload

POSTS EM DESTAQUE

Quem nunca? 6 frases que todo mundo deveria evitar em uma DR

1/10
Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

PROCURAR POR TAG